24 junho 2011

V Trilhos da Lobagueira BTT 2011 (35 kms)

No passado dia 19.Jun.2011, fui fazer mais uma prova de BTT, na companhia do Vitor Sousa, Paulo Désirat e do Rui Sousa.

A distância escolhida, foi a de 35 kms (32,5 kms reais), e mais uma vez consegui finalizá-la. Apesar de algumas ameaças, desta vez quase não tive cãibras... os treinos estão a compensar :-) .

Quanto à prova, foi uma prova dura, com um grau de dificuldade relativo, com piso muito variado, com muita pedra e pedregulho, sulcos bem vincados (devido a tractores e moto 4's), um riacho, algumas poças, areia... enfim, acho que teve um pouco de tudo.

Para balançar as subidas, tivemos descidas alucinantes, com single tracks e em que ao mínimo descuido... pumba!! Era a "morte do artista"em que o tipo de piso era igual, o que originou algumas quedas, pois as pedras faziam com que as rodas não tivessem a aderência desejável, além de que as pedras enterradas, davam origem a "degraus", onde o mínimo descuido, era queda na certa.

Estas descidas exigiam alguma perícia (esta é para alimentar o meu ego! :-)), pelo que para as fazer era exigido uma de duas coisas: uns travões em condições, que permitissem um controlo sobre a bike e a sua aderência, de forma a que pudéssemos desacelerar, sem nunca parar, ou uma grande coragem (ou será falta de bom senso?... estou a brincar, como é óbvio!!), para fazerem a descida em velocidades alucinantes.

Eu escolhi a 1ª opção, apesar dos travões estarem a precisar de uma substituição... parece-me ! Confesso que por duas vezes, saí da bike e desci a pé... foi mais seguro!.

Gostei desta prova, com trilhos muito bons, mas a exigir uma boa condição física e alguma experiência, pelo que para o ano, se não houver imprevistos... lá estarei.
>> Registo GPS <<
A próxima já está marcada... dia 03.Julho, na Serra da Arrábida!