24 junho 2011

2º Passeio BTT Alvercabike (30 Kms)

No passado dia 15.Maio.2011, participei em mais uma prova de BTT, na companhia do Vitor Sousa, Paulo Désirat, e em estreia absoluta, Rui Sousa.

A distância escolhida foi a de 30 kms, e contrariamente ao habitual, consegui finalizá-la, apesar das minhas "amigas" cãibras, terem marcado presença a partir do km 20, mas começaram a ameaçar mais cedo.

Quanto à prova, foi uma prova dura, com um grau de dificuldade elevado (na minha opinião!), pois nos 1ºs 13/14 kms (altura do abastecimento), devemos ter feito, sem querer exagerar, 7/8 kms "a subir", num piso demasiadamente irregular, com muita pedra e pedregulho, alguns sulcos.

Para balançar as subidas, tivemos descidas alucinantes, em que o tipo de piso era igual, o que originou algumas quedas, pois as pedras faziam com que as rodas não tivessem a aderência desejável, além de que as pedras enterradas, davam origem a "degraus", onde o mínimo descuido, era queda na certa.

Estas descidas exigiam alguma perícia (esta é para alimentar o meu ego! :-)), pelo que para as fazer era exigido uma de duas coisas: uns travões em condições, que permitissem um controlo sobre a bike e a sua aderência, para que pudéssemos desacelerar, sem nunca parar, ou uma grande coragem (ou será falta de bom senso?... estou a brincar, como é óbvio!!), para fazerem a descida em velocidades alucinantes.

Eu escolhi a 1ª opção, apesar de ter feito bons tempos nas descidas, e de ter tido apenas um sobressalto, quando um dos calhaus se tornou impossível de evitar, tendo a bike desviado para as silvas... felizmente, tinha os pés soltos, o que permitiu saltar fora a tempo.

A DESCIDA estava reservada para o km 28, e esta foi feita a pé (não sei se alguém a terá feito em cima da bike), mas a minha opção foi tomada com base em factos. E que factos foram esses, perguntam vocês ?

Foi o facto de ter visto o participante que seguia á minha frente, "desaparecer" de repente e aparecer a esbracejar... acho que a bike dele andou um pouco aos trambolhões... segundo uma informação que me deram, nessa descida um dos participantes, partiu a clavícula, mas não posso confirmar com exactidão!!

Por isso, activei o meu sistema de defesa e bom senso, e saí da bike, descendo com ela à mão, e posso dizer-vos que foi quase tão complicado como descer em cima dela.

No entanto, e também pelo facto de ter conseguido chegar ao fim, adorei esta prova, com trilhos muito bons, mas a exigir uma boa condição física e alguma experiência.
>> Registo GPS <<
Till next time...