20 janeiro 2018

Uma Queda de BTT ... "positiva" !! E uma enorme tristeza :( :(


No passado dia 31.Dez.2017, dei (mais!) uma queda a praticar BTT e desta vez com consequencias "significativas".

Ao km 9,5 (aproximadamente), quase a chegar ao final do "Sobe e Desce" (Mata do Medos em direcção à Fonte da Telha), dei uma queda que resultou numa fratura na falange do indicador direito (lado interno), um joelho esfolado e uma dor no peitoral esquerdo.

Além destas mazelas, ainda dei uma "violenta" cabeçada no relevo do trilho, que serviu para testar o capacete e o dinheiro que ele custou ... bem ditos euros!

Apesar disso, ainda fiz um total de 50 kms na companhia do Rui Chambel, pois apesar de algumas dores, especialmente no dedo, não achei que fosse nada de preocupante, pois conseguia dobrá-lo, pelo que associei as dores ao traumatismo e à artrose (achava eu!).

Assim sendo, e uma vez que estávamos na véspera de ano novo e estava à espera de pessoas para a passagem de ano, não fui ao hospital. No entanto, no dia seguinte, estava com mais dores, com um dedo mais inchado e a ficar um pouco negro, pelo que decidi ir ao Hospital Garcia da Orta.

Após fazer o raio-x, o técnico disse-me que não estava fracturado mas tinha que tratar do quisto. Surpresa total !! Afinal não é uma artrose !!

Maior surpresa quando, o ortopedista (João Protázio) viu o raio-x ao pormenor e me diz 2 coisas: 1º tenho uma fractura no dedo (como referi no inicio do post); 2º o quisto é uma massa/tumor, em principio benigno, que tem de ser retirado mais cedo ou mais tarde. Assim, o médico ligou o indicador ao dedo médio, e só não engessou porque me comprometi a não fazer esforço nenhum com o dedo durante 3 semanas. Marcou novo raio-x para o fim desse prazo e uma consulta com o médico Júlio André, que é o especialista neste tipo de tumor/operação.

Assim sendo, na passada 3ª feira (16.Jan.2018) fui fazer o raio-x e no dia seguinte fui à consulta.

Após analisar o raio-x, o médico mandou-me ficar mais 3 semanas imobilizado e marcar novo raio-x, para o término desse período (07.Fev.2017) e nova consulta. Além disto, explicou-me a situação do dedo de forma bem clara, e que passo a explicar.

Neste momento, o meu osso é "tipo casca de ovo", pelo que uma pancada mais forte o pode fragmentar. Tenho de ter muito cuidado, para que tal não aconteça, de forma a evitar uma cirurgia mais complicada. E o que quer dizer mais complicada, neste caso?

A cirurgia "normal" é retirar o tumor e substituir por uma "massa" que ir· ser "absorvida" pelo osso. A "mais complicada", será substituir a parte fragmentada, por um pedaço de osso, a ser retirado da minha bacia. De quaqluer forma, o tempo de recuperação da operação rondará as 34 (!!) semanas :( :(

A parte "positiva" da queda é que devido à mesma, descobri que tinha um tumor (e não artrose), e o osso não fragmentou !!

A bosta toda ... é precisar de ajuda para algumas tarefas, e não poder andar de bike durante (quase!) todo 2018 !!!