Ontem, 03.Dez.2017, participei na Maratona do Canha 2017, na distância de 70 kms, na "companhia" do Rui Sousa (fez os 35 kms - Meia Maratona).
Começo por dizer que apesar de estar indicado na inscrição 70 kms, à distância foi de apenas 60 kms .
O ano passado inscrevi-me, mas tal como referido no post de (05-Dez-2016) não pude participar por motivos de saúde. Assim, este ano, e após ter sido desafiado pelo Rui Sousa, este ano estive lá.
Gostei da prova, do traçado e de conhecer uma zona (Montijo) que não fazia ideia ter locais tão bons para a prática do BTT. Apesar do acumulado não ser nada de extraordinário (aproximadamente 600 mts), o constante sobe e desce acaba por fazer "mossa".
No percurso apanhou-se um pouco de tudo ... água, lama, areia, estradao, alcatrão, subidas (a primeira uma verdadeira parede) e descidas! Apenas realçar que depois de tantos dias sem chuva, deparamo-nos com algumas poças consideráveis e lama, imagino como foi o ano passado, em que chove a cântaros nas véspera da prova ... já percebi que sempre que chova, não faço esta prova ... o material sofre bastante.
De menos bom, o cheiro em algumas zonas, devido às vacarias existentes e as minhas "amigas" cãibras, que começaram a dar sinais com apenas 10 kms de prova ... confesso que não percebo a razão e que me irrita profundamente.
Quanto aos abastecimentos, e apesar de aproveita-los cada vez menos (excepto à chegada, onde vou sempre buscar água), confesso que os achei como o ponto mais fraco da organização, apesar de existirem 3 na distância da maratona (aos 9, aos 22 e aos 45 kms) e um à chegada.
Para finalizar, não fiquei muito satisfeito com a minha prestação (esperava ter um melhor desempenho), mas as médias de velocidade e tempo não fugiram muito dos meus registos habituais. Terminei com um tempo de 03:36.22, e fiquei em 63º do meu escalão () e em 152º da geral.