24 outubro 2016

VIII Edição BTT Terras do Toiro (60 kms)

Ontem, dia 23.Out.2016, voltei a participar nesta prova de BTT, na companhia do Rui Chambel, Luis Dinis e Vitor Sousa.

Se em 2013, fiz a meia-maratona, este ano participei na maratona. No entanto, apesar dos 60 km's anunciados, o percurso apenas teve 56 km's de distância.

Tal como estava à espera, foi uma prova tranquila, com um acumulado baixíssimo, e muito rolante, apesar de em alguns pontos ter umas subidas mais complicadas, mas nada "do outro mundo".

A preocupação inicial era o estado do terreno, pois como tinha chovido no sábado, pensei que fosse haver muita lama … houve alguma, mas nada de especial. Em 2 ou 3 locais, tínhamos de passar poças um pouco maiores, sendo que a primeira apareceu (se não me falha a memória!) antes do km 20, e devido a ser um pouco profunda, os pés ficaram imediatamente encharcados, o que provocava algum desconforto, até porque ainda estávamos na fase inicial da prova.

O percurso, como já referi, era rolante, com pequenas elevações, muita pedra solta, e alguma areia.

Nas zonas mais descampadas, o vento fazia-se notar, sendo que os últimos 3 km's (aprox.) foram feitos com o vento de frente.

Relativamente à organização, mais uma vez, achei muito boa. Saímos com um atraso de 5 minutos, aproximadamente, o percurso estava bem marcado, com setas e fitas, e pessoal da organização e alguns escuteiros, colocados em alguns pontos estratégicos, para auxiliar.

Apenas um reparo positivo. Contrariamente ao que assisti em 2013, e noutras provas posteriores, não vi muito lixo (garrafas, embalagens de géis) durante o percurso. O pessoal parece que começa a respeitar mais a natureza e o espaço por onde andam… ou então foi uma vez sem exemplo!!

Uma curiosidade. A partir do km 46 até ao km 54, tive uma companhia muito particular. Um CÃO !!

Não sei porquê, mas o animal fez-me companhia nesses 7 km's e nunca saiu do pé de mim … se o meu ritmo fosse lento ele andava, se o ritmo aumentasse ele corria. E mesmo quando passavam outros corredores ao meu lado, ele continuava ao pé de mim … houve quem perguntasse se era meu :)

Confesso que o receio inicial (pois canídeos e bicicletas, não costumam ser uma boa dupla), deu lugar a uma calma normal, quando percebi que o animal apenas me acompanhava e nunca se tentou chegar perto da bike, nem das pernas. Adorei o momento e confesso que adorei a companhia. Este meu "amigo", apenas deixou a minha roda ao km 54, pois foi quando entrei na estrada/alcatrão e o andamento aumentou bastante.

Para finalizar, apenas indicar que fiquei em 102º classificado no escalão (106º classificado da geral), com um tempo de 03:10:37.

>> Registo GPS <<
Até à próxima prova ... seja ela quando for !!!