24 julho 2011

BTT 14º Trilhos do Alviela (40 kms)

Hoje (24.Julho.2011), participei novamente numa prova de BTT, na companhia do Rui Sousa, Rui Chambel e do Ricardo Alexandre.

Esta foi uma prova nos moldes normais. Após me ter inscrito na prova de 40 kms, mais uma vez não a completei. Desta vez, não foram as cãibras (apesar de terem aparecido), nem uma queda, nem nada do género... desta vez, foiu algo bem mais simples e um pouco mais parvo... pura e simplesmente, perdi a noção do percurso (nos ultimos 8 kms) e devo ter virado no sitio em que devia ter ido em frente (ou vice-versa), e em vez de 40 kms fiz apenas 33,31 kms!

Foi uma prova muito gira, com trilhos muito técnicos, descidas arriscadas, singles tracks, alcatrão, subidas dificeis e com muita pedra... muito giro! Apenas fiquei com pena de não ter conseguido fazer a prova toda, nem ter conseguido cumprir o objectivo estabelecido inicialmente.. fazer a prova em menos de 4 horas, estava a correr bem, mas o engano estragou tudo, mas enfim !!

Desta vez, uma novidade! Quando a prova acabou tinhamos a familia à espera! Desta vez, marcámos a prova com almoço e acompanhantes! Foi muito giro e também muito bom, pois desta forma, não passamos grande parte do dia longe da familia!

Se não surgirem imprevistos, para o ano voltarei a marcar presença nesta prova !
A próxima (desta vez sem dúvida nenhuma) será dia 18.Setembro, em Almeirim. Até lá !!! 

04 julho 2011

4ª Prova de Resistência da Arrábida (2 horas)

Ontem, dia 03.Jul.2011, participei em mais uma prova de BTT, na companhia do Rui Sousa, do Vítor Sousa, do Bruno Sousa e do Ricardo.

Esta foi uma prova de formato diferente das anteriores. O objectivo não era fazer X km’s, mas sim ver quantos km’s (voltas) eram feitas no espaço de 2 horas (no nosso caso) ou de 4 horas, num circuito com aproximadamente 10 km’s e inseridos no Parque Natural da Serra da Arrábida.

Gostei bastante, mas reconheço que foi duro (para mim pelo menos!). Um trilho altamente, com muitas subidas, umas complicadas devido às pedras, outras à inclinação, muitas descidas, umas mais técnicas outras mais rápidas (uma delas para atingir uma velocidade alucinante), pedras, raízes (bastantes), um drop (que não fiz nenhuma vez… tenho uma filha para criar :-) ), e como convém nestas provas… muito pouco alcatrão!!

E o que é o drop ? Neste caso, era uma parede com uma altura entre 1 e 2 mts (acho que não estou a exagerar), que desce quase na vertical… como quem tem S tem medo (que é o meu caso!), nas 3 passagens fiz sempre o percurso alternativo, ou seja, consistia em contornar o drop!!

No cimo da serra, muito vento e uma vista fabulosa que merecia ser apreciada de outra forma, mas estávamos numa prova e o que interessava mesmo era rolar rapidamente. O tempo cinzento e bastante fresco, ajudou imenso a realização da prova, pois o sofrimento seria maior, se o calor que se fez sentir na semana anterior, também tivesse marcado presença.

A grande novidade desta prova foi a minha experiencia nova, a minha primeira vez… entre o km 6 e o km 7, e enquanto rolava a uma velocidade considerável, ouvi um barulho estranho e quando olhei para baixo, verifiquei que o pneu traseiro (a câmara de ar, para ser mais exacto), tinha rebentado devido ao constante batimento nas pedras do trilho (em certas zonas impossíveis de evitar).

Assim, tive de percorrer mais ou menos 1 km, até a um elemento da organização que estava equipado para prestar a assistência técnica e que me trocou a câmara de ar por outra !

A organização esteve muito boa, os trilhos bem marcados, em alguns pontos havia sempre alguém a indicar a direcção correcta, o briefing inicial avisava dos pontos mais perigosos do percurso e chamou a atenção para os rookies (meu caso) nesta prova, terem muito cuidado com a zona do drop!

Além sido, para quem quisesse, foi disponibilizado um serviço de sms, em que enviavam os dados da prova. Como aderi ao serviço, aqui estão os dados que recebi.

Tempo total : 02:39:09
Nr Voltas : 3
Melhor volta : 00:52:10 (1ª )
Tempo médio (por km) : 00:17:30

Se não surgirem imprevistos, para o ano voltarei lá !
A próxima será dia 18.Setembro,em Almeirim. Até lá !!!